VADE M CUM 04 GUARDA BANDEIRA Instru O CFO
3875 palavras
16 páginas
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO
SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO
Vade-Mécum de Cerimonial Militar do Exército
VADE-MÉCUM 04 - GUARDA-BANDEIRA
PORTARIA
01. INTRODUÇÃO
02. BANDEIRA NACIONAL
03. ESTANDARTE DO EXÉRCITO
04. ESTANDARTE HISTÓRICO DE ORGANIZAÇÃO MILITAR
05. CONDECORAÇÕES
06. CONDUÇÃO DA BANDEIRA PELA TROPA
07. GUARDA-BANDEIRA
08. PRESCRIÇÕES DIVERSAS
PORTARIA Nº 249 , DE 28 DE MAIO DE 2001 Aprova o Vade-Mécum de Cerimonial Militar do Exército – Guarda–Bandeira (VM 04). O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe confere o art. 30 da Estrutura Regimental do Ministério da Defesa, aprovada pelo decreto nº 3.466, de 17 de maio de 2000, de acordo com o disposto no art. 198 do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas, aprovado pelo decreto nº 2.243, de 3 de junho de 1997, e o que propõe a Secretaria-Geral do Exército, ouvida a Comissão de Cerimonial Militar do Exército, resolve: Art.1º Aprovar o Vade-Mécum de Cerimonial Militar do Exército – Guarda–Bandeira (VM 04), que com esta baixa. Art.2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
Gen Ex GLEUBER VIEIRA
Comandante do Exército
voltar ao índice 1. INTRODUÇÃO Este vade-mécum reúne as informações mais relevantes atinentes à honrosa missão da Guarda-Bandeira de transportar e proteger o Pavilhão Nacional, o Estandarte do Exército e o Estandarte-Histórico da Organização Militar a que pertence. Os versos do Hino à Bandeira, de autoria de Olavo Bilac, externam com clareza a importância e o verdadeiro sentimento que deve inspirar todos os integrantes da Guarda-Bandeira.
voltar ao índice
Cada organização Militar ( OM ) deverá possuir, no mínimo, dois exemplares da Bandeira Nacional. Uma delas será hasteada no mastro principal, utilizando-se a outra em formaturas e desfiles. O exemplar usado nas formaturas e