Vaan de Graff
654 palavras
3 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação
Colégio de Aplicação
Gerador de Van de Graff
Nome:
Turma:
Florianópolis, 15 de maio de 2014.
Introdução
Neste trabalho será abordado o tema trabalhado em sala e na saída de estudos feita dia oito de maio de 2014 ao LABIDEX. O objetivo será explicar o funcionamento do gerador de Van de Graff e a historia por trás do mesmo. O trabalho esta dividido em três partes, a primeira será a historia do gerador e as partes do mesmo, a segunda explicará o funcionamento do aparelho e a terceira responderá curiosidades sobre o equipamento. O trabalho será baseado em pesquisas na internet, nas aulas dadas no colégio de Aplicação pelo professor Alfredo Müllen da paz e na saída ao LABIDEX.
2
1.1 O gerador de Van de graff foi desenvolvido pelo engenheiro americano Robert Jemison Van de Graff (1901-1967). Van de Graff passou a dedicar-se a pesquisas no campo da física atômica, motivado por uma conferencia de Marie Curie que ele presenciou. Por seu empenho na área estudada o resultado final foi um gerador, ganhando assim o seu nome. O gerador teve utilidade em áreas do conhecimento, como na medicina e na indústria. Esse aparelho é utilizado em escolas para estudos experimentais da eletrostática. O gerador possui:
1.2 Funciona assim: Um motor irá movimentar uma correia isolante que passara por duas polias, uma delas será acionada por um motor elétrico, que fará a correia se movimentar. A segunda polia se localiza no interior da esfera metálica (oca). Através de pontas metálicas a correia receberá uma carga elétrica de um gerador de alta tensão. Essa correia eletrizada transportará as cargas até o interior da esfera metálica, onde serão coletadas pelas pontas metálicas e assim conduzidas para a superfície externa da esfera.
É necessário um bastão que na ponta é uma esfera, usado para descarregar a