UTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO COMO ANESTÉSICO PARA O TAMBAQUI (Colossoma macropomum)
996 palavras
4 páginas
UTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO COMO ANESTÉSICO PARA O TAMBAQUI (Colossoma macropomum)Moreira1, A. G. L.; Chaves2, F. A. H.; Moura1, P. S.; Farias3, W. R. L.
1,2,3 Universidade Federal do Ceará,Departamento de Engenharia de Pesca, Av. Mister Hull s/no, Bloco 825, Campus do Pici, CEP 60.356-000,Fortaleza, CE, Brasil. 1Mestrando em Engenharia de Pesca/UFC email: glaydson_ufc@hotmail.com; placidopsm@yahoo.com.br
2 Graduando (a) em Engenharia de Pesca/UFC.email: fellipyrool@hotmail.com
3 Professor adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca DEP/CCA/UFC.email: wladimir@ufc.br
Palavras-chave: Anestesia, indução, recuperação.
INTRODUÇÃO
O tambaqui, Colossoma macropomum, é uma espécie nativa e amplamente cultivado no Brasil e em outros países da América do Sul e Central. Por ser uma espécie bastante consumida, principalmente na região norte do nosso país, seu cultivo é bastante incentivado. Desta forma, estudos para aperfeiçoar a criação de tambaqui vêm sendo realizados por pesquisadores de todas as áreas.
No intuito de mitigar o estresse causado por manejos rotineiros no cultivo, técnicas para diminuir a influência desses agentes estressantes são fundamentais para minimizar a mortalidade dos peixes. Nos últimos anos os anestésicos surgiram como uma ferramenta importante na aquicultura, pois tanto reduzem o estresse causado pelo manejo (INOUE et al., 2005), como diminuem a mortalidade (MAMANGKEY et al., 2009). O estresse é minimizado devido à redução ou bloqueio do eixo hipotálamo-pituitário-interrenal, que é responsável pela elevação do cortisol no sangue dos animais (MATAQUEIRO, 2002).
O eugenol (4-Alil-2-metoxifenol) é uma substância fenólica (MAZZAFERA, 2003) podendo ser obtido pela destilação do extrato de partes (folhas, caules e raízes) da árvore Eugenia caryophyllata (BOYER et al., 2009) e Eugenia aromatica (CUNHA e ROSA, 2006). Este óleo possui características que o classifica como um bom anestésico: baixo custo, boa margem de