USO ESTRATÉGICO DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS
As publicações empresariais são oportunidades que os comunicadores têm de agir estrategicamente, aliando o direcionamento das informações com o mix de comunicação, alcançando relações harmônicas e confiáveis com cada um dos públicos de diferentes maneiras. Aghata Camargo Paraventi (2011) destaca que “a possibilidade de criar canais de comunicação dirigidos, de via de mão dupla, adequados aos objetivos de relacionamento com cada público e atentos às novas tecnologias e ao comportamento dos públicos, confere às publicações a necessidade de planejamento minucioso”.
No contexto da comunicação integrada, as publicações diferenciam-se pelos objetivos e pela área a que está ligada, entretanto, há um mesmo tipo de publicação que pode adequar-se a diferentes propostas e, quando utilizados em sinergia, fazem com que a organização alcance seus objetivos de maneira eficaz e eficiente.
No esquema proposto por Paraventi (2011), é observado que a comunicação institucional utiliza canais e publicações voltados à comunicação global, e é destinada a todos os públicos da organização. Traz informações sobre produtos e serviços, notícias sobre novos projetos, setores, prestação de contas, entre outros. São exemplos de publicações com enfoque institucional os blogs e microblogs, livro de memória, site, revista e TV corporativa. Já a comunicação mercadológica tem o foco na geração de demanda e divulgação da prática organizacional com utilização de materiais de apoio aos objetivos de negócio, aliando a comunicação institucional ao enfoque mercadológico. Os materiais destacam produtos e serviços, atuação da empresa, demandas de mercado e possíveis inovações, utilizando blog, microblog, newsletters e revistas. A comunicação interna e administrativa – área que agrega a maior parte das publicações organizacionais – visa integração e diálogo de mão dupla com o público alvo e a efetividade das ações produtivas da organização. Tratam de