Uso do crack
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JOSÉ DOMINGOS DE SOUZA NETO
USO DO CRACK
UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO À METRÓPOLIS?
Jequié
2012
JOSÉ DOMINGOS DE SOUZA NETO
USO DO CRACK
UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO À METRÓPOLIS?
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas .
Prof.
Cidade
Ano de entrega
Sumário
Resumo
Introdução
O consumo do crack no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos e esse fenômeno tem trazido varias conseqüências para o povo brasileiro. Dentre eles a crescente onda de violência que não remete somente aos grandes centros, mas também a pequenas e médias cidades. Desde o aumento de pequenos furtos a homicídio com requintes de crueldade, a violência derivada do consumo de drogas está se espalhando rapidamente pelo vasto território brasileiro. O uso do crack vem se confirmando como problema de saúde pública.
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre,
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
Já Soares, Leonardo da Gazeta Online conceitua o crack como:
uma mistura de pasta-base de cocaína refinada com bicarbonato de sódio e água, nem sempre é fornecida aos usuários na composição original. Cimento, cal, querosene e até acetona podem ser acrescentadas.
O crack surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 80 e