USO DE INSTRUMENTOS EM ÁREAS CLASSIFICADAS
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS EM ÁREA CLASSIFICADA
NOME: LUIZ FERNANDO SILVA
MATÉRIA: INSTRUMENTAÇÃO
PROFESSOR: JENNER
CAMPO GRANDE - MS, 2012
DEFINIÇÃO
Área classificada é definida como o local ou ambiente onde há presença gases ou vapores inflamáveis ou onde possa haver a presença, mesmo que por um curto período de tempo, ou períodos intermitentes. Para que ocorra uma explosão é necessário haver a presença de combustível, oxigênio (comburente) e também é necessária uma fonte de ignição, completando assim o triangulo do fogo.
Locais onde há presença de gases ou vapores inflamáveis, juntamente com a presença de oxigênio, são extremamente perigosos, pois uma centelha, vinda do simples ato de ligar um interruptor ou mesmo o calor de um fio superaquecido poderia levar a uma explosão do local, colocando a vida das pessoas em perigo. Sendo assim, são estabelecidos alguns critérios que avaliam o risco de ignição, definindo parâmetros que devem ser utilizados nos projetos visando minimizar ao máximo os riscos de explosão. Esses critérios eram definidos pela norma ABNT NBR IEC 60079-10 até 2009, quando a norma ABNT NBR IEC 60079-10-1 entrou em vigor.
1. CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS
As áreas classificadas são divididas em zonas de classificação, levando em conta a frequência e duração que possa ocorrer uma atmosfera explosiva em determinado local. As zonas de classificação definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem ser vista logo a seguir.
ZONA 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva é contínua, ou existente por longos períodos (>1000 h/Ano).
ZONA 1 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo (10 h/Ano 300ºC
300ºC
T2 – T6
T3
T ignição gás > 200ºC
200ºC
T3 – T6
T4
T ignição gás > 135ºC
135ºC
T4 – T6
T5
T ignição gás > 100ºC
100ºC
T5 – T6