USO DE FERRAMENTAS DISTRIBUÍDAS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO AEDU-LINUX
3128 palavras
13 páginas
Anhanguera EducacionalResuMO
O gerenciamento do projeto Conhecendo o Linux (Ribeiro, Muniz, 2012) com ferramentas distribuídas permite a cooperação das equipes dispersas geograficamente em nas atividades, provê apoio à comunicação e a tomada de decisão em grupo onde é fundamental à colaboração e a coordenação de atividades colaborativas. Este trabalho contribui e busca soluções para o gerenciamento de projetos em que as equipes trabalham dispersas geograficamente com o foco na gestão de atividades, gestão de riscos, gestão do tempo, apoio à tomada de decisão, avaliação constante da produtividade das equipes, união de equipes, comunicação e utilizar os principais conceitos no gerenciamento de projetos colaborativos e distribuídos. As ferramentas de gerenciamento utilizadas tem como fundamento a simplicidade e mobilidade que permite o acesso através de qualquer dispositivo com acesso à Internet.
Palavras-Chave: gerenciamento de projetos, gerenciamento distribuído, mobilidade e metodologias de gerenciamento ágil.
1. INTRODUÇÃO.
O gerenciamento de projeto com ferramentas distribuídas tem por objetivo aperfeiçoar as principais técnicas e/ou metodologias para o gerenciamento do projeto Conhecendo o Linux (Ribeiro, Muniz, 2012), onde os participantes do projeto encontram-se dispersos geograficamente. A inovação tecnológica e a massificação do uso da Internet tornaram o gerenciamento de projetos com equipes distribuídas possíveis. Porém, os problemas advindos deste tipo de gerenciamento requerem atenção redobrada por parte dos gerentes de projeto.
A solução encontrada para que o gerente de projetos tenha uma forma sistemática para executar as funções de gerenciamento, é a criação de um modelo com ambiente de desenvolvimento distribuído. Este trabalho aborda os principais conceitos utilizados para o gerenciamento do projeto Conhecendo o Linux (Ribeiro, Muniz, 2012) de forma colaborativa e distribuída.
Um projeto segundo os autores Valeriano