Uso de drogas no meio acadêmico
MASCOS YURI NASCIMENTO
SAMYA UCHÔA
O USO DE DROGAS NO MEIO ACADÊMICO
BELÉM – PA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
GLEIDISON GUILHERME MENDES
MASCOS YURI NASCIMENTO
SAMYA UCHÔA
O USO DE DROGAS NO MEIO ACADÊMICO
Monografia apresentada para o XII Concurso Nacional de Monografia com o tema “Drogas e Direitos Humanos”, organizado pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas.
BELÉM – PA
2013
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”
Arthur Schopenahuer
RESUMO
Droga é qualquer substância química, natural ou sintética, que ao entrar no corpo, circula na corrente sanguínea e provoca alterações físicas e psíquicas, causando dependência e podendo levar a pessoa à morte. As consequências do uso de drogas atingem todas as esferas sociais e causa impactos na vida social e familiar do indivíduo. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento de dados sobre o uso de drogas no meio acadêmico. E com a obtenção de dados relevantes para a conclusão de uma pesquisa segura sobre as drogas, pode-se criar uma solução para atingir pelo menos esse grupo de jovens que representam parte dos usuários dependentes desses tipos de substâncias. Trata-se de um trabalho fundamentado em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de consultas a materiais já elaborados e conhecimentos já adquiridos pelos meios de informação. Fez-se uma pesquisa entre os alunos de graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ), onde se passou um questionário para um total de 600 alunos, os quais responderam se já haviam consumido algum tipo de droga. Conclui-se também que a maioria dos homens utilizaram algum tipo de droga alguma vez na vida, sendo classificado em uso experimental. É bem grande o número de rapazes que consumiram no último mês. A maioria do