Usinas Hidreletricas
A maior parte da energia elétrica do Brasil é proveniente de grandes usinas hidrelétricas devido a abundância e enorme quantidade de rios que o país possui.
A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potêncial gravitacional que esta contida em uma represa.
Para a energia se transformar em energia elétrica, primeiramente ela deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que transforma a energia primária em energia cinética é chamado turbina. Essa turbina é posta em rápida rotação ao receber uma grande quantidade de água, e é constituída basicamente de uma roda, e em volta dessas rodas encontram-se pas. Por último o encarregado de converter o movimento da turbina em energia elétrica é o gerador, o último elemento dessa cadeia de transformação.
Um rio, seja como for, e esteja localizado onde estiver, não possui a mesma quantidade de água o ano todo, em uma estação chuvosa, por exemplo, a tendência é que a quantidade de água aumente, e o nível de água dos rios se eleve. Para aproveitar ao máximo o potêncial energético de um rio, deve-se regularizar a sua vazão, assim a usina poderá funcionar continuamente.
A vazão de água pode ser regularizada através da construção de lagos artificiais. Quando uma represa é composta de materiais pesados, tais como pedra e terrra, o vale pelo qual a água do rio passa é fechado, isso faz com que a água não passe e se transforme um lago artificial no local. Desse lago formado pode-se tirar água quando estiver com o nível baixo, ou até mesmo seco, sendo possível obter uma constante vazão.
A construção dessas grandes represas necessita de uma grande empreitada da engenharia cívil, pois os paredões devem ser de tamanho muito grandes, além de ter que resistir a potência extraordinária da água. Muitas das vezes, esses paredões ainda tem que suportar a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apoiam. A construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação para diminuir