usinagem
LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
TÍTULO DO EXPERIMENTO: RUGOSIDADE
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA PERÍODO: 8°
CONTAGEM 2014
Pedro Henrique Caetano Oliveira E Paulo Telles
Relatório Prático Rugosidade
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Processos de Fabricação Mecânica Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial à conclusão da disciplina, sendo o mesmo orientado pelo Professor Ezio Machado de Oliveira .
Contagem 2014
Resumo
Este trabalho tem por objetivo primordial analisar a importância da rugosidade superficial dos materiais em um processo de usinagem. Através de uma pesquisa de natureza exploratória e classificada também como pesquisa experimental foram coletas as informações necessárias para realização do trabalho nas mais variadas fontes de consulta. Inicialmente foram determinados alguns conceitos e definições principais em relação a rugosidade superficial. A seguir foram descritos os principais parâmetros relacionados a rugosidade bem como os principais sistemas utilizados na análise, medição e representação do estado da superfície.
Sumário
1. Introdução
No processo de usinagem o estado da superfície do material (rugosidade) é tratado como parâmetro de qualidade da usinagem. É necessário observar que estas superfícies usinadas quando vistas em detalhes e também a olho nu, apresentam irregularidades. A análise do acabamento superficial aumenta a medida que crescem as exigências do projeto. Por melhor que seja o acabamento superficial de toda a peça, ela possuirá rugosidade superficial.
2. Objetivo
Avaliar a qualidade da rugosidadedo material à medida em que a profundidade de corte do material varia, deixando avanço constante, e relacionar os efeitoscom a potência consumida a vazio e em trabalho.