usinagem
ARLINDO ALVES SOUZA JUNIOR
CARLOS EDUARDO FERNANDES
DANILO DOMINGOS DE OLIVEIRA
GABRIEL PINHO VIANA
SERVULO ALGUSTO OLIVEIRA GUIA DE BRITO
USINAGEM:
EIXO DE BOMBA
SALVADOR
2014
ARLINDO ALVES SOUZA JUNIOR
CARLOS EDUARDO FERNANDES
DANILO DOMINGOS DE OLIVEIRA
GABRIEL PINHO VIANA
SERVULO ALGUSTO OLIVEIRA GUIA DE BRITO
USINAGEM:
EIXO DE BOMBA
Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade Salvador, curso de Engenharia Mecânica à disciplina Usinagem.
Orientador: Ismael Emilio de Oliveira Junior
SALVADOR
2014
SUMÁRIO
20
OBJETIVO
Oferecer uma visão prática do que é uma usinagem, mostrando como acontece nesse processo, determinando o seu conceito, seu principio de funcionamento e um projeto realizado mostrando a fabricação de uma peça feita por torneamento e apresentar as etapas de fabricação do eixo de uma bomba centrífuga vertical, especificando os parâmetros construtivos de usinagem da peça, descrevendo os equipamentos utilizados, acessórios, desenhos técnicos, bem como os problemas e soluções encontrados durante o seu desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Bombas industriais
As bombas são máquinas nas quais a movimentação do líquido é produzida por forças que se desenvolvem na massa líquida. Os líquidos usados nas indústrias químicas diferem consideravelmente em propriedades físicas e químicas e foi necessário criar uma grande variedade de equipamentos de bombeamento. Por isso, possuem vários tipos, entre eles podemos citar:
a) Bombas de deslocamento positivo – o volume de líquido remetido está diretamente relacionado com o deslocamento do elemento pistão e, portanto, aumenta diretamente com a velocidade e não é sensivelmente afetado pela pressão. São usadas para bombeamento contra altas pressões e quando requerem