Usinagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curso de Engenharia Industrial Mecânica
Coordenação de Estágio
Professor: Daniel Hioki
Relatório de Estágio –Engenharia Industrial Mecânica
Análise da influência dos ângulos da ferramenta no acabamento superficial
Realizado por:
Código:
Curitiba, 11 de Junho de 2010
Introdução
A procura da melhora do acabamento superficial e muito procurada devido a sua influencia na estática final do produto, diminuição do atrito gerado entre a peça e o resto do conjunto, por exemplo, eixos com mancais e outros fatores.
O acabamento superficial tem grande dependência dos ângulos da ferramenta. Podemos observar o fato com a vibração gerada pela ferramenta ao determinarmos ângulos na ferramenta erroneamente, gerando um acabamento superficial ruim, a saída do cavaco, com ou sem facilidade, forma e tipo, observando-se cavacos contínuos, cisalhado ou arrancados, e aumento da temperatura na ponta da ferramenta e na peça, gerando cavacos com cores passando de azul para preto.
Outro fator que pode influenciar a cor do cavaco é se o operador está forçando o torno, ou a ferramenta, podendo diminuir a vida da ferramenta, aumento o tempo de processo devido à necessidade de reafição da mesma antes do tempo programado, diminuição da qualidade do acabamento superficial gerado pelo desgaste antecipado da ponta da ferramenta.
Objetivo
Para verificar as influencias dos ângulos, fora feito o experimento com uma barra cilíndrica a qual torneamo-la com quatro diferentes ferramentas, alterando entre elas seus ângulos, deixando constante a velocidade de corte, profundidade de corte e o avanço automático.
Observando então as diferenças entre o acabamento superficial gerado por cada ferramenta, e durante o processo sempre observando as cores dos cavacos produzidos. Com esses resultados buscamos diagnosticar qual ângulos influenciam mais no