Usina hidrelétrica de três gargantas
A ideia de uma grande barragem sobre o rio Yangtzé foi originalmente de Sun Yat-senem em 1919, entretanto a obra só foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo.
A construção da Usina só foi iniciada em 3 de dezembro de 1992, e se envolveu em uma grande polêmica pelo seu imenso impacto ambiental, uma vez que Esta represa provocou, em particular, muitos deslizamentos de terra perto das margens do lago de 600 km que foram criando escassez de água na planície central da China.
Até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, e apenas começou a operar a pleno rendimento após a entrada em serviço da última turbina, a de número 32 no ano de 2012.
As turbinas da represa têm uma capacidade elétrica combinada de 22,5 milhões de quilowatts, ou seja, o equivalente a quinze reatores nucleares recentes.
Desde o início da construção, o governo chinês e os engenheiros priorizaram a qualidade da obra. Comentando isso, um dos diretores do Projeto das Três Gargantas, Cao Guangjing, disse que a obra é umas das mais difíceis do mundo e na história.
Vale salientar que foram deslocados 1,4 milhão de habitantes de suas moradias e que sortearam importantes sítios arqueológicos, sofrendo varias críticas de especialistas chineses e estrangeiros, todavia o governo chinês afirma ter aplicado um rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial na sua operação.
Finda a construção a usina das Três Gargantas passou a ter como função a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, e por isso ela desempenha um papel importante no futuro desenvolvimento socioeconômico da China.
http://prezi.com/p6xrvd_lduot/present/?auth_key=y8c8qa3&follow=ijutkvlgdvy_