usina de 3 gargantas
Bruna Caroline Carvalho
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir fala sobre a construção da Hidrelétrica Três Gargantas, desde seu projeto, até curiosidades e dados sobre sua construção. Concluída em 20 de maio de 2006, Hidroelétrica de Três Gargantas é a maior hidroelétrica do mundo, A usina é composta de 34 turbinas tipo Francis, sendo 32 turbinas principais capacidade de geração de 700MW/20KV/50HZ e 2, com capacidade de 50 MW cada, para alimentação da infraestrutura da Usina. A represa, feita de concreto, com cerca de 2.309 metros de comprimento e 101 metros de altura, sua parede possui 115 metros de espessura na base e 40 metros de espessura no topo.
O projeto teve investimentos na ordem de US$ 22,5 bilhões, e é atualmente considerado o maior projeto de controle de água, no seu planejamento e execução foram contratados cerca de 26 mil pessoas, incluindo profissionais e especialistas do país e mão de obra externa (inclusive do Brasil). Junto com a Hidroelétrica, o governo chinês criou um novo modelo de desenvolvimento para as regiões circunvizinhas do complexo.
Sumário
Usina Hidrelétrica de três gargantas
A Hidrelétrica das Três Gargantas ou Barragem das Três Gargantas é a central hidroelétrica com a segunda maior barragem e represa do mundo. Construída no Rio Yang-tsé, o maior da China, e a segunda maior usina hidrelétrica do mundo em energia gerada, atrás da Itaipu. A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial.
HISTÓRIA
Uma grande barragem sobre o rio Yangtzé foi originalmente concebida por Sun Yat-senem (Desenvolvimento Internacional da China), em 1919. Ele afirmou que uma represa capaz de gerar 30 milhões de cavalos-vapor (22 GW) era possível a jusante das Três Gargantas (região ao longo do rio Yangtzé). Em