Urbanismo - breve historico
“as palavras sobre urbanismo, tem um específico papel: instaurar legitimidade à intervenção urbana”. Coudroy de Lille
O Urbanismo é um campo do conhecimento que têm como objetivo
criar condições satisfatórias e ordenadas de vida nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: meios de locomoção, moradias, lazer, criação de áreas verdes, dentre outras.
O termo surgiu no final do século XIX, quando a revolução industrial
levou as cidades a ficarem saturadas e insalubres. Essa desordem fez surgir demandas de intervenções nos meios urbanos de forma a tentar reestruturá-los com aplicações de técnicas e conhecimentos arquitetônicos e da engenharia, o que resultou no surgimento do campo de estudo do Urbanismo.
Urbanismo no mundo
Na Alemanha em 1889, o ensino de urbanismo na Escola Politécnica de Charlotten Bourg em
uma cadeira denominada “A arte do engenheiro municipal”. Mais tarde, em 1907, foi criada a primeira escola de urbanismo com dois cursos: um para a Engenharia e um para a Arquitetura.
Em 1948, a faculdade de Arquitetura separou-
se da engenharia e incorporou o urbanismo como disciplina.
•Na França o urbanismo está ligado a estudos sociológicos e em 1924 é fundado o Instituto do Urbanismo;
Na Inglaterra estão as experiências de construção de cidades
empresariais para a constituição do ensino do urbanismo;
•
Em cada pais o campo de conhecimento do urbanismo não é autônomo, mas se estrutura junto com outros campos de conhecimento.
Urbanismo Brasileiro
•No Brasil , o ensino do Urbanismo não precede a prática urbanística mas vem a posterior com a intenção de a legitimar. •No final do século XIX é utilizada a expressão Melhoramento Urbano, que designava diversas ações de intervenção nas cidades, popularizando a expressão.
“Não é uma questão actual no estricto sentido da palavra a dos melhoramentos de São Paulo. É a phase actual de uma questão permanente, a de acudir às necessidades do