UNOPAR 4 SEMESTRE
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A política social surgiu junto com o capitalismo, foi construída por meio das mobilizações das classes operárias oriundas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.
No Brasil no século XX, com o aumento da urbanização e a Industrialização, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país, o estado recorreu às políticas sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais podem ser definidas de várias formas, sua definição varia de acordo com suas especificidades e seus objetivos imediatos, podem ser curativas e preventivas, primárias, secundárias e terciárias, terapêuticas e promocionais. Essas classificações acabavam por fragmentar e isolar e controlar as políticas sociais por que eram apresentadas de acordo com o público-alvo, idosos, inválidos, deficientes fisicos... Dentro dessa lógica, a política social acaba por estigmatizar a população, quando as separa por idade, normalidade/anormalidade, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados. No entanto, apesar de sua origem de defesa dos direitos dos trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo. Em última instancia a politica social da sociedade capitalista atende aos interesses dos capitalistas. Funcionais ao capitalismo, as políticas sociais se metamorfoseiam em ajuda, em benefícios sociais, em solidariedade entre as pessoas, em ações governamentais para acabar com as desigualdades sociais – desigualdades que