Unoest
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO FINAL
CURSO: O INTERTEXTO NA SALA DE AULA
ALUNA: MARIA RENATA CAMPANHA
R.A: 3511401550
Avaliação do módulo I
Questões
1- Registre por escrito, suas conclusões sobre a interação dialógica entre Leitura e Escrita, exposta nos textos teóricos básicos (2 e 3).
Um texto não pode ser visto sob apenas um ângulo. O texto é sim linguístico, pois é carregado de normas gramaticais, porém nossa escrita é um conjunto de ideias e releituras já feitas, o que torna um texto expressivo, vivo e não só um amontoado de regras e palavras sobrepostas, e a leitura por sua vez não deve ser a decodificação dessas frases. O leitor pode a qualquer momento tornar-se autor, já que deve usar sua bagagem de leituras e vivências para compreender o que lê e escrever o que compreende.
2- Com base nas reflexões anteriores, justifique os passos (a, b, c, d) de uma metodologia de ensino de redação, centrada na Intertextualidade (VER p. 32 e p. 33 do texto teórico básico (2).
Acredito que essas sugestões podem ajudar a escrita de textos mais criativos e aguçar o interesse pela escrita e leitura nos alunos do ensino fundamental. As regras gramaticais são de difícil assimilação quando vem por si só, é mais interessante mostrar a eles o quão prazeroso pode ser a leitura e escrita de textos e, como detetives, procurar significados e imaginar contextos. As regras gramaticais virão, acredito eu, como um complemento necessário e não exaustivo aos estudantes.
Avaliação do curso
Ainda não havia feito cursos de aperfeiçoamento da Unoeste (NEAD) e acredito que o fato de ter unido uma base teórica condizente à parte prática neste curso sobre o Intertexto na sala de aula foi um diferencial importante que realmente contribuiu para meu crescimento profissional. A linguagem clara, objetiva e embasada em teóricos conceituados e