União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
A União Soviética (URSS, USSR ou CCCP) surgiu logo após a Revolução Russa, e era composta de vários países soviéticos e tinha uma enorme extensão geográfica, englobando os Países Bálticos, o leste da Polônia, a Besserábia e excluindo apenas a Polônia e a Finlândia.
No dia 23 de Agosto de 1939, a URSS assinou um pacto de não agressão com a Alemanha, sendo que nove dias depois, a Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, em 1941, a Alemanha invadiu a URSS, obrigando Estaline a assumir o comando das forças armadas e a estabelecer um comunismo de guerra.
Entre os anos de 1945 até o fim da URSS no ano de 1991, a União Soviética e os Estados Unidos foram as únicas superpotências mundiais que dominavam todos os assuntos mundiais, sejam eles política, economia, assuntos externos, operações militares, avanços científicos e esportes, incluindo os Jogos Olímpicos e outros campeonatos mundiais.
Durante a Guerra Fria, a URSS criou um poderoso bloco socialista que se estendia da Europa Oriental até a América, passando pelo Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Oriente Médio e pela África e todo esse bloco, era comandado por Moscou. A URSS cresceu tanto que chegou a ser formada por 15 países na época, até sua dissolução: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Um dos maiores símbolos do fim da Guerra Fria e dos partidos comunistas foi quando ocorreram as primeiras eleições livres no mundo socialista, e o Muro de Berlim começou a ser derrubado depois de 28 anos de existência. Não foi apenas a queda, mas também houveram grandes manifestações em que se pedia a liberdade, e assim, o Muro de Berlin tornou-se um dos maiores símbolos do fim desse