UNIVERSISDADE FEDERAL DO AMAZONAS Biotecnologia

701 palavras 3 páginas
UNIVERSISDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

ITACOATIARA – AM
2014
UNIVERSISDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL

ACADÊMICA
KEITIANE CRUZ LEMOS

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

ITACOATIARA – AM
2014

SUMÁRIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. OBJETIVO
4. MATERIAIS
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5.1. PREPARAÇÃO DO SUCO INATURO
5.2. MONTAGEM DO SISTEMA BIORREATOR (FERMENTADOR)
5.3. EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO
6. RESULTADOS E DISCUSSÕES
7. CONCLUSÃO

1. RESUMO
O presente relatório descreve o experimento cuja implementação e interpretações contribuem para a construção de conceitos científicos. Os materiais e reagentes usados são facilmente encontrados, permitindo a realização do experimento. Este experimento constitui-se em uma demonstração do processo de fermentação alcoólica comumente empregado na fabricação de bebidas alcoólicas.
.
2. INTRODUÇÃO
Os processos de fermentação já eram utilizados pelo homem há cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egípcios, germanos e israelitas. Embora as bebidas alcoólicas sejam diferenciadas por suas propriedades, tais como suas matérias primas e diferentes teores alcoólicos, todas elas têm uma origem básica comum, isto é, todas derivam de um processo bioquímico denominado fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de micro-organismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico (FERREIRA & MONTES, QUIMICA NOVA,1999).
A levedura (Saccharomyces cerevisiae) é o agente biológico da fermentação alcoólica, na qual os açúcares são transformados em etanol e dióxido de carbono. (FERREIRA & MONTES, QUIMICA NOVA,1999). Neste experimento será demonstrado, de maneira simples, o processo de fermentação alcoólica, que é a base para a produção de

Relacionados