Universidade Federal de Goias
Priscila Zei Melo
Erros de migração celular durante o desenvolvimento e patologias associadas a usos de substâncias licitas e ilícitas
Goiania
2014
1a) As células da mesoderme posicionam-se progressivamente na ectoderme na região dorsal do embrião. Estas células induzem o estabelecimento da placa neural e depois do tubo neural a partir da ectoderme (indução das células da endoderme por contacto com as células da mesoderme).O lábio dorsal do blastoporo induz a formação do tubo neural, então o tubo neural e os seus derivados são formados a partir da ectoderme. No Organisador de Spemann : centro indutor ,indutor da gastrulação ,dorsalização da mesoderme.O contacto directo da mesoderme com a ectoderme permite a indução e a formação do tubo neural na parte dorsal. Os sinais verticais da mesoderme e os sinais planares do lábio dorsal do blastoporo permitem a indução da ectoderme e a formação do tubo neural.Nos sinais verticais se tem: Folistatina esta proteína é codificada por um RNAm maternal no ovo e é secretada e acumulada na zona marginal dorsal. Durante a gastrulação, esta acumula-se na mesoderme dorsal anterior. Quando ela se associa à activina: activina + receptor - diferenciação ectodermica e inibição da diferenciação neural. Activina + folistatina - indução da diferenciação neural. Noggin: a baixas concentrações ela induz a ovogénese e a fecundação, no entanto, a fortes concentrações induz a gastrulação na zona marginal dorsal e a migração.
Proteína Chordal : quando associada às células do polo animal, dá as células do tipo neural.
Proteína Cerberus: está presente na região dorsal durante a gastrulação.
Proteínas Frzb e Dickoff: são sintetizadas na mesoderme e numa expressão elevada vão provocar a ausência de estruturas ventrais, ou seja, não vão ter mais que as cabeças.
Mesmo sem mesoderme, se metermos as proteínas Chordal e Noggin em contacto com a ectoderme, ela vai-se tornar neuroderme,