Universidade Federal De Goi S
Instituto de Química – IQ
Professor: Bruno Martinelli
Curso: Farmácia 1° período
Aluno: Guilherme Ribeiro Alves
Turma A1 (segunda-feira)
Aula 08: Preparo de Soluções
Aula 09: Padronização de Soluções
Introdução
Soluções
O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância, raramente encontramos substâncias puras. As soluções são misturas homogêneas onde o componente que aparece em menor quantidade é denominado soluto, e o componente que aparece em maior quantidade é denominado solvente.
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Podendo tambem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
O aspecto mais importante em uma solução, é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica.
Padrão primário
Padrão primário é um composto com muita pureza, suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão, e a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução.
Deve ser de fácil obtenção, purificação e secagem, possuir uma massa eleva, para que os erros cometidos nas pesagens sejam insignificantes.
Ser estável ao ar sob condições ordinárias, se não por longos períodos, pelo menos durante a pesagem, não seve ser eflorescente, higroscópico, nem conter agua, as reações de que participa devem ser rápidas e praticamente completas, deve apresentar grande solubilidade em agua, não deve formar produtos secundários.
Objetivos
Preparar solução de 250 mL de acido clorídrico