UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
MANOLO FERNANDES PEREIRA
REFAEL MELLER BÚRIGO
MOTOR ELÉTRICO
CRICIÚMA, MAIO DE 2010.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
MANOLO FERNANDES PEREIRA
RAFAEL MELLER BÚRIGO
MOTOR ELÉTRICO
Relatório de Aula de Laboratório sobre Motor Elétrico de Indução Trifásico, solicitado pelo professor Sérgio Souto Rocha, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Física Experimental II no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
CRICIÚMA, MAIO DE 2010
1 INTRODUÇÃO
Em laboratório executamos a partida direta de um motor trifásico, e este relatório abordará essa atividade. A partida de um motor significa, em poucas palavras, colocar seus terminais sob tensão pré-definida pelo fabricante. Partida direta é o método de acionamento de motores de corrente alternada, na qual o motor é conectado diretamente a rede elétrica, ou seja, ela se dá quando aplicamos a tensão nominal sobre os enrolamentos do estator do motor, de maneira direta.
1.1 Objetivo
O setor industrial é responsavel por cerca de 40% a 50 % de toda a energia elétrica consumida no país, dentro desse setor o consumo de motores elétricos é estimado em cerca de 70% a 80%, o que evidência a grande importância do conhecimento por parte dos engenheiros, deste tipo de equipamento, e esta aula aula em laboratório teve como objetivo aprimorar os conhecimentos, avaliar e trabalhar com ligações de motores elétricos de indução trifásicos, inversão do sentido da rotação, cuidados a serem tomados e aplicações.
2 RFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Motores Elétricos
A maior parte da energia elétrica produzida industrialmente é gerada em corrente alternada (CA) e isso justifica o amplo uso desses motores.
Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. Assim ao ligarmos um motor á rede elétrica, ele irá absorver uma dada quantidade de energia