Unidades de medida
Conceito
Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade um de cada uma das partículas do sistema em equilíbrio térmico. Ou seja, essa definição é baseada na ideia de que a temperatura de um corpo é determinada através diretamente da energia cinética de suas partículas de forma que todas as partículas devem estar em um equilíbrio térmico.
Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.
Unidades de Medida
Há dois sistemas de unidades em que escalas de temperatura são especificadas. No Sistema Internacional de Unidades, SI, a unidade básica de temperatura é o grau Kelvin (K). O grau Kelvin é formalmente definido como sendo (1/273,16) da temperatura do ponto triplo da água, isto é, a temperatura na qual a água pode estar, em equilíbrio, nos estados sólido, líquido e gasoso. A temperatura de 0 K é chamada de zero absoluto, correspondendo ao ponto no qual moléculas e átomos têm o mínimo de energia térmica. Nas aplicações correntes do dia-a-dia usa-se a escala Celsius, na qual o 0ºC é a temperatura de congelamento da água e o 100ºC é a temperatura de ebulição da água à pressão atmosférica ao nível do mar. Em ambas as escalas a diferença de temperatura é a mesma, isto é, a diferença de temperatura de 1 K é igual à diferença de temperatura de 1ºC, a referência é que muda. A escala Kelvin foi formalizada em 1954.
As principais e mais utilizadas unidades de medidas de temperatura são o Kelvin, Celsius e Fahrenheit. Além dessas principais também existem as que são pouco usadas e que nem todo mundo já ouviu falar, o Rankine, Réamur, Romer, Newton e o Delisle.
Simbolização
Kelvin (K)
Celsius (ºC)
Fahrenheit (ºF)
Rankine (ºRa)
Réamur (ºRE)
Romer (ºRo)
Newnton (ºN)
Delisle (ºD)
Fahrenheit
O grau fahrenheit é uma escala de temperatura