UNIDADE I Parte 1
CONTABILIDADE GERAL I
PROFA. MARCIA FREITAS
2015.1
CONTABILIDADE
ORIGEM:
-O homem vivia em contato com a natureza e dela tirava seu sustento.
- Com a dificuldade começou a plantar, colher, criar animais e fabricar utensílios.
-O homem ao inventariar o número de instrumentos de caça, pesca, contar seus rebanhos, estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
- Com a evolução o homem passou a produzir mais do que necessitava, passou a trocar suas mercadorias por outras fabricadas por outros homens, surgindo, assim o comércio.
-Com a necessidade do homem melhor controlar o que possuía, animais, utensílios, mercadorias, surgiu, então a Contabilidade.
- A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
O CENÁRIO CONTÁBIL
A competitividade empresarial é um assunto comum nos dias atuais. De maneira geral, existe uma preocupação intensa por parte das empresas na permanência ou na inserção nesse mercado competitivo.
A
AContabilidade
Contabilidade
Conceito.
Conceito.
Aplicação
Aplicação da da contabilidade. contabilidade.
Usuários
Usuários da da contabilidade. contabilidade.
Para
Para quem quem éé mantida mantida aa contabilidade. contabilidade.
O
O profissional profissional contábil. contábil. ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Seguindo o objetivo geral traçado anteriormente, constatamos que a Contabilidade deve ser feita para qualquer tipo de organização. A atuação da contabilidade é muito ampla e seu universo demasiadamente extenso. O campo de atuação da Contabilidade pode ser tanto no setor público
(empresas públicas, prefeituras, estados, federação, instituições financeiras) quanto no setor privado (indústria, comércio, prestadoras de serviços, etc.).
Serve para uma pessoa ou para um grupo de pessoas organizadas ou não em grupos empresariais.
Atende também às entidades sem fins lucrativos e filantrópicos (asilos, casa de caridade, santas casa, as