unidade web anhembi morumbi
Um grande centro de reabilitação pretende programar mudanças importantes na qualidade de atenção primária em saúde. Pautada pelos valores da promoção de saúde, pretende discutir amplamente seus objetivos e envolver seus integrantes em todas as etapas do processo. A direção do centro busca um líder que se envolva diretamente com essas tarefas e que permita que o grupo se subdivida como desejar, respeitando suas afinidades e habilidades. Deseja-se favorecer a motivação dos integrantes do grupo, estimulando sua criatividade, autodeterminação e a cooperação. Esse centro de reabilitação busca um líder que atenda: a. Ao estilo democrático de liderança. b. Ao estilo laissez-faire de liderança. c. Ao estilo autocrático de liderança. d. Ao estilo coordenado autônomo de liderança. e. Ao estilo dependente de liderança.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Em um ambiente de trabalho do setor de saúde, foram deliberadas mudanças importantes nas estratégias de atendimento. Essas mudanças foram baseadas em perspectivas científicas de grande atualidade, mas que impactava-se frontalmente com as estratégias de funcionamento anteriores. Como essas novas estratégias exigirão mudança de comportamento, deve-se cuidar para que a mensagem emitida seja identificada como algo confiável. Foi escolhido, então como emissor e articulador dessas mudanças o diretor clínico do serviço, que tem longa experiência na pesquisa científica e na atuação clínica. Essa escolha mostrou-se eficiente porque:
a.
Quando identificamos a pessoa que está emitindo a mensagem como uma autoridade no assunto, maior será a credibilidade no que ela está informando.
b.
Quando identificamos que podemos ser punidos, tendemos a obedecer a prescrição.
c.
Têm-se observado que o efeito persuasivo e a credibilidade da fonte promovem maiores mudanças logo após o receptor ter recebido a comunicação.
d.
O poder financeiro representado pelo direto clínico exerce