Unidade Formado de Colonias
UNIDADE FORMADORA DE COLONIAS
Contagem de Unidades Formadoras de Colónias (UFCs)
Na contagem direta ao microscópio são contadas tanto células viáveis como células mortas. Em muitos casos estamos interessados somente na contagem do número de células viáveis. O modo usual de realizar uma contagem de células viáveis consiste em determinar o número de células capazes de formar colónias num meio de cultura sólido com composição adequada ao crescimento do microrganismo em causa. Assume-se que cada colónia é originada a partir de uma única célula viável, o que nem sempre é verdade (p. ex. duas ou mais células que formem um agregado, darão origem a uma única colónia). Por isso, os resultados são normalmente expressos em Unidades Formadoras de Colónias (UFCs) e o método é vulgarmente designado por contagem de UFCs.
Após diluição conveniente da suspensão celular em água ou em solução salina (0,9% (p/v) de NaCl) estéreis, espalha-se um volume conhecido (0,1 ml) de cada suspensão diluída sobre meio de cultura sólido com composição adequada para a multiplicação celular do microrganismo em causa contido numa caixa ou placa de Petri. Pretende-se que as células fiquem distanciadas de modo a que, após várias divisões celulares, originem colónias visíveis à vista (o que só se verifica após mais de um dia de incubação a temperatura ótima, por exemplo 30-35ºC para organismos mesófilos) e bem isoladas umas das outras. O grau de diluição da suspensão celular deve ser escolhido de modo a que o número de colónias isoladas em cada placa não seja inferior a 20 ou superior a 300colón.
Este método fornece uma informação muito importante sobre o número de células viáveis numa população. O método tem a virtude de ser bastante sensível, permitindo que suspensões celulares contendo muito poucas células possam ser quantificadas.
OBJETIVOS
Estimular o número de bactérias em uma amostra por unidade de medida (ex: g ou