Unidade 7
“A luta contra a fome é uma luta contra a fome pela justiça social. Muitas vezes, as elites controlam os acessos aos alimentos e os que produzem os alimentos são os primeiros a sofrer sua falta, por exemplo, nos contextos rurais”.
O texto acima faz referência a uma das causas da fome e denomina-se:
Monocultura. Multinacionais. Desigualdades sociais. Neocolonialismo. Conflitos armados.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
“Ao final da primeira Conferência sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo pela ONU, em 1972, foi divulgada uma carta de princípios de comportamentos e responsabilidades, mas não queriam que mecanismos de proteção ambiental atrapalhassem os planos de expansão econômica do capitalismo industrial”.
Com base no assunto acima, pode-se dizer que, nesta conferência predominou uma visão:
De ruptura com o modelo ocidental de progresso econômico. De desenvolvimento sustentável. Holística. Antropocêntrica. Teocêntrica.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
“Segundo o Protocolo de Kyoto, os países em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil, não precisam ter metas específicas, pois não contribuíram com as mudanças climáticas e serão uns dos mais afetados”.
De acordo com o assunto acima, pode-se dizer que:
O Protocolo de Kyoto permite que o crescimento econômico seja desenvolvido a qualquer custo. O Protocolo de Kyoto permite que países que tenham floresta não cumpram a meta de redução e, desse modo, possam comercializar suas metas com outros países. O Protocolo de Kyoto não permite que os mecanismos de proteção ambiental atrapalhem os planos de expansão econômica do capitalismo industrial. O Protocolo de Kyoto permite que as divergências entre os países pobres e ricos se produzam sem diálogo frutífero. O Protocolo de Kyoto foi pioneiro importante no termo do desenvolvimento sustentável.
0,2 pontos
PERGUNTA 4
A terra apresenta recursos suficientes para alimentar a