Unidade 2 Gest O Da Log Stica
Unidade 2 - Gestão da Logística.
2.1 Gestão da Cadeia de suprimento
Henry Ford desenvolveu o primeiro complexo industrial do mundo. Seu objetivo era buscar a auto-suficiência de suprimentos de matéria prima para sua empresa, a Ford. Para isso ele instalou um imenso complexo industrial a sudeste de Detroid. Esse complexo contava com minas de carvão, depósitos de minérios de ferro, madeireiras, fábricas de vidro, transporte ferroviário, transporte rodoviário e até mesmo um porto interno. Sua busca por auto suficiência chegou até mesmo em terras brasileiras onde ele comprou 2,5 milhões de acres, as margens do rio Tapajós no Pará, para a plantação de seringueiras com o objetivo de extrair látex para confeccionar os pneus.
Mas nem mesmo Henry Ford foi capaz de manter sua indústria sozinho, logo ele descobriu que as empresas terceirizadas e especializadas conseguiam fornecer materiais com qualidade e preços bem melhores. Assim, ele mudou sua estratégia para uma melhor articulação os canais de relacionamentos com seus distribuidores.
Por isso estudamos o relacionamento na cadeia de suprimento, pois toda empresa precisa de fornecedores de matéria prima e é fornecedora de seus produtos. Nenhuma empresa pode ser totalmente auto-suficiente.
2.1.1- Estrutura dos canais.
Um canal é o meio pelo qual as empresas compram vendem e trocam seus produtos e serviços. Os empresários devem conhecer tanto os aspectos econômicos quanto os aqueles ligados ao gerenciamento de relacionamentos do canal, assim fica mais fácil programar a estrutura de operações de maneira satisfatória. 1
Algumas definições sobre estruturas de canais são:
“Uma estrutura de unidades organizacionais (dentro e fora da empresa) pelas
quais
um
produto
ou
serviço
são
comercializados”.
“Um grupo de entidades que assume a propriedade ou viabilizam as trocas de produtos desde o fornecedor inicial ao consumidor final.”
“Sistemas de relacionamentos entre entidades que participam
do