UNIDADE 01
Destaque, conceitue e diferencie cada um dos três agentes econômicos que interagem dentro de determinado sistema econômico: unidades familiares, empresas e governo. Destaque o papel de cada um dentro do fluxo circular da renda e da produção e explique como ocorre o fluxo circular da renda e da produção. Destaque também os cinco fatores de produção presentes no fluxo de produção. Neste contexto, explique como surge a identidade entre as três óticas de mensuração da atividade econômica. Apresente um breve exemplo numérico.
Os três agentes principais que interagem dentro de um sistema econômico são as famílias, o governo e as empresas.
O papel das empresas é o fornecimento de bens e serviços às famílias e ao governo. Para oferecer esses bens e serviços é necessário produzi-los. Para isso as empresas empregam a mão de obra das famílias e remunera essa mão de obra na forma de salários. Cabe as empresas também o pagamento de tributos ao governo.
Já o papel das famílias, além de compor a mão de obra das empresas, é a aquisição de uma parcela dos bens e serviços oferecidos pelas empresas no mercado de bens. As famílias também oferecem sua mão de obra, ou seja, sua força de trabalho para o governo (funcionários públicos). Em todas as transações econômicas que realiza, as famílias também pagam sua cota de tributos ao governo.
O governo por sua vez é responsável pelo fornecimento de bens públicos às empresas e às famílias. Esses bens públicos são oferecidos na forma de serviços educacionais, serviços de saúde, obras de infra-estrutura, cultura, políticas públicas de fomento e investimento, entre outros. Para oferecer esses bens públicos, o governo emprega uma parcela das famílias (funcionalismo público) remunerando-as na forma de salários. O financiamento do setor público é feito pelos tributos pagos pelas empresas e pelas famílias.
A estrutura do fluxo circular de renda pode ser expressa então da seguinte forma:
Com relação aos cinco fatores