unbanda
Obi
Obi é a semente de uma palmeira africana muito utilizada para descobrir o Orixá de cabeça de um filho. Essa semente é cortada em quatro partes e jogada pelo pai de santo, que intui qual é o Orixá do filho e o obi confirma.
Batizado
Cerimônia que abençoa o espírito dentro dos critérios da Umbanda. No batizado, a cabeça do filho é lavada com água. Os espíritos escolhidos como padrinhos assumem compromisso com o filho e tem como missão protegê-lo.
Casamento
É o ritual que consagra e abençoa a união de um casal sob a proteção dos Orixás. Na Umbanda é realizado pela entidade do pai de santo, tem padrinhos espirituais e materiais. Os padrinhos espirituais recebem a missão de proteger o casal.
São utilizados elementos como: flor em água para benzer o casal, pemba para cruzar as alianças, pão a guarda que troca com seu cônjuge, ação que representa a troca de cuidados de um pelo outro.
Amalá
É um ritual em que o umbandista oferece elementos para que o Orixá possa trabalhar por uma determinada causa. Normalmente entregamos a comida, bebida, vela e demais elementos para o Orixá. É importante certificar-se de que está entregando no amalá os elementos correspondentes ao Orixá; você encontra essas especificações no site do terreiro. Os elementos entregues criam um campo de força que gera a energia necessária para que os espíritos trabalhem em benefício do pedido.
Não esqueça: quantidade não importa. O importante é entregar os elementos corretos e preparar tudo com amor e carinho. Quando acendemos uma vela para o Orixá, não criamos campo de força.
Neste caso, você entra em sintonia com a energia do Orixá em questão.
Amaci
É o batismo do médium na Umbanda, através de um ritual que integra o filho a religião. A partir deste momento, alguns compromissos são firmados: do médium com suas entidades e do médium com a Umbanda.
Neste