Unasul
União de Nações Sul-Americana
Sendo a UNASUL a União de Nações Sul-Americana que visa fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre as doze nações da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), além da participação, de seus Conselhos, como observadores de dois países da América Central (México e Panamá), seu estabelecimento é de grande importância.
O estabelecimento da UNASUL será de grande importância tanto para a integração entre esses países, pois através da implantação de uma zona de livre comércio, haverá maior flexibilidade nas relações comerciais, circulação de pessoas e mercadorias. Além da possibilidade de criação de uma moeda única, denominada “pacha”, haverá a união de dois blocos econômicos da América do Sul, que são de grande relevância, o Mercosul e CAN – Comunidade Andina.
-------------------------------------------------
Estrutura da UNASUL
A UNASUL é estruturada em três conselhos, sendo eles o Conselho de Chefes de Estado e de Governo, Conselho de Ministros das Relações Exteriores, Conselho de Delegados e Secretaria Geral. Também constituída por outros sete Conselhos Ministeriais, que atuam nas áreas de energia, saúde, defesa, desenvolvimento social, combate ao narcotráfico, infraestrutura e planejamento, educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.
-------------------------------------------------
UNASUL na Venezuela
Há 11 anos em revolução, a Venezuela continua a ser um país com muitos problemas sociais, onde as prometidas soluções "andam lentamente" e o "socialismo do século XXI" continua a ser uma esperança para o futuro, principalmente para os mais pobres.
A Venezuela é rica em petróleo e gás, mas diferente do imaginado, a habitação continua a ser um sonho inalcançável para muitos venezuelanos, devido à "dolarização" dos preços, à alta procura, à falta de materiais