Frequência cardíaca
INTRODUÇÃO
É muito importante para qualquer indivíduo que pratique qualquer atividade física conhecer qual é o nível de esforço ideal para o treinamento. A freqüência cardíaca (FC) é o mais utilizado.
É muito importante controlar a FC durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo.
VERIFICANDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA (FC)
A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de pulsômetros ou freqüencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).
Quem não tem um freqüencímetro pode improvisar medindo a FC com as mãos. Basta colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida (na região do pescoço) ou na artéria radial (na região do pulso) e contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.
A FC máxima está relacionada também a idade da pessoa. Com o passar dos anos, o número de batimentos cardíacos máximo vai diminuindo (cerca de 10 batimentos por minuto por década).
Existem muitas fórmulas e tabelas para calcular, de modo aproximado, a FC máxima para cada faixa de idade. A mais utilizada é: F.C. max. = 220 - idade
Por exemplo, um indivíduo de 20 anos tem a FC máxima de 200 batimentos por minuto (220 - 20 = 200 bpm).
FREQUÊNCIA CARDÍACA IDEAL
Para calcular a frequência cardíaca ideal, é preciso levar em consideração a finalidade do exercício e a idade da pessoa. A fórmula não é complicada. Quem quer emagrecer, deve trabalhar entre 65% e 75% de sua freqüência. É só fazer o seguinte cálculo:
(220 – idade) x 0,65 = mínima(220 – idade) x 0,75 = máxima
No caso de uma mulher de 30 anos que quer perder peso, por exemplo, ela deve manter a frequência entre 123,5 e 142,5.
Quem quer ganhar condicionamento físico,