Unasul
Esta uniao é composta por doze paises da America do Sul e foi inspirada na Uniao Européia. Esta união foi criada durante uma Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, em Brasília.
Os países que compõem esta união são Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Ainda há o Panamá e México que participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade.
A iniciativa da criação de um órgão nos moldes da Unasul foi apresentada, oficialmente, numa reunião regional, em 2004, em Cusco, no Peru.
O projeto recebeu o nome de Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações), mas o nome foi modificado para Unasul durante a Primeira Reunião Energética da América do Sul, realizada no ano passado na Venezuela.
O nome Unasul --Unasur para os países de língua espanhola-- surgiu depois de críticas do presidente venezuelano Hugo Chávez ao que ele chamou de lentidão da integração.
O objetivo principal da Unasul é propiciar a integração entre os países da América do Sul. Esta integração ocorrerá nas áreas econômicas, sociais e políticas. Através desta união os países envolvidos almejam uma coordenação mais eficaz nos segmentos de educação, cultura, infra-estrutura, energia, ciências e finanças. Através desta união há a formação de uma grande zona de livre comércio
Além do objetivo principal, esta uniao conta com alguns objeitos especificos firmados no tratado, que são;
a) o fortalecimento do diálogo político entre os Estados Membros que assegure um espaço para reforçar a integração sul-americana e a participação da UNASUL no cenário internacional;
b) o desenvolvimento social e humano com eqüidade e inclusão para erradicar a pobreza e superar as desigualdades na região;
c) a erradicação do analfabetismo, o acesso universal a uma educação de