Uml modelagem
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PESQUISA SOBRE UML
ANÁLISE DE SISTEMAS
São Paulo - 2012
INTRODUÇÃO
A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas orientados a objetos. Isso quer dizer que a UML é uma linguagem constituída de elementos gráficos utilizados na modelagem que permitem representar os conceitos do paradigma da orientação a objetos. Através destes elementos gráficos definidos pode-se construir diagramas que representam diversas perspectivas de um sistema.
Cada elemento possui uma sintaxe (uma forma) e juntamente sua semântica (seu significado) na modelagem.
A modelagem de sistemas de software consiste na utilização de notações gráficas e textuais com o objetivo de construir modelos que representam as partes essenciais de um sistema, considerando-se diversas perspectivas diferentes e complementares.
A LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA (UML)
No processo de definição da UML, procurou-se aproveitar o melhor das características das notações preexistentes. Podemos até fazer uma analogia com uma caixa de ferramentas. Um construtor usa sua caixa de ferramentas para realizar suas tarefas. Da mesma forma, a UML pode ser vista como uma caixa de ferramentas utilizada pelos desenvolvedores de sistemas para realizar a construção de modelos.
VISÕES DE UM SISTEMA
A modelagem do sistema ajuda o analista a visualizar as possibilidades de examinar e estudar o sistema a partir de diversas perspectivas. Cada visão é enfatiza aspectos diferentes do sistema, por exemplo: * Visão de Casos de Uso: descreve o sistema de um ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o sistema e os agentes externos (colaboradores); * Visão de Projeto: enfatiza as características do sistema que dão suporte, tanto estrutural quanto comportamental, às funcionalidades externamente visíveis; * Visão de Implementação: foca o gerenciamento de versões do sistema, construídas através do agrupamento de módulos; * Visão de