UML - Modelagem de sistemas
DIAGRAMAS UML
Anaizy Tenório de Melo
Beatriz Francisca da Silva Santos
Débora Alice dos Santos
Jessica Maria dos Santos
Talita Laryssa dos Santos
Maceió/AL
Julho de 2014
Anaizy Tenório de Melo
Beatriz Francisca da Silva Santos
Débora Alice dos Santos
Jessica Maria dos Santos
Talita Laryssa dos Santos
DIAGRAMAS UML
Trabalhado elaborado pelas alunas da turma 923-A, sob orientação do professor Ricardo Rubens, responsável pela disciplina de Análise Orientada a Objetos.
Maceió/AL
Julho de 2014
HISTÓRIA DA UML
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem para modelar sistemas orientados a objetos, ou seja, é uma linguagem constituída de elementos visuais em que basicamente permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Ela é uma linguagem para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de um software em desenvolvimento. Cada elemento possui uma sintaxe que é uma forma predeterminada de desenhar o elemento e uma semântica que define o seu significado e a sua utilização, onde ambas são extensíveis, isto é, permite que a UML seja adaptada às características específicas de cada projeto em particular.
Os esforços para a criação da UML tiveram inicio em 1994 a partir de uma tentativa de Jim Rumbaugh e Grady Booch de combinar dois métodos populares de modelagem orientada a objeto: Booch e OMT. Mais tarde, Ivar Jacobson, o criador do método Objectory, uniu-se aos dois. Decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process - Processo Unificado (como era conhecido). Em junho de 1996, os três amigos, como já eram conhecidos, lançaram a primeira versão com os três métodos - a versão 0.9 que foi batizada como UML (FOWLER, 2003). E finalmente em 1997 o padrão UML foi aprovado pelo OMG (Object Management Group), um