Umbanda
Farmácia noturno
Matrícula: 31366406 turma 1P
Livro: O que é comunicação?
Autor: Juan E. Díaz Bordenave “Os meios de comunicação, organizados e manejados segundo modelos forãneos verticais e unilaterais, a não ser raras exceções, parecem procurar mais o lucro, o prestígio, o poder e o domínio do que a construção de uma sociedade participativa, igualitária e solidaria, onde as pessoas realizem plenamente seu potencial humano. Existe, então, uma defasagem entre a descoberta do homem social e o conhecimento de como orientar a vida social em função desse homem”.
“Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente sem relação ao que deveria ser a comunicação na SUA sociedade”.
“N a Câmara dos deputados, a comunicação é a essência mesma de seu funcionamento. Tudo nela foi construído e organizado para fornecer um ambiente adequado à comunicação, desde a forma especial do grande recinto, passando pela posição da mesa e das cadeiras, o acesso aos microfones, o tabuleiro de cômputo dos resultados das votações, até a presença de taquígrafos e distribuidores de discursos. Todo um complexo sistema de normas e de códigos disciplina a comunicação parlamentar para o cumprimento da função legislativa”.
“Lembre-se leitor como se fez gente: sua casa, seu bairro, sua escola, sua patota. A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser “membro” de sua sociedade, de sua família, de seu grupo de amigos, de sua vizinhança, de sua nação. Foi assim que adotou a sua “cultura”, isto é, os modos de pensamento e de ação, suas crenças e valores, seus hábitos e tabus. Isto não ocorreu por “instrução”, pelo menos antes de ir para a escola: ninguém lhe ensinou propositadamente como está organizada a sociedade e o que pensa e sente a sua cultura. Isto aconteceu