Umas Das Rela Es Do Texto Com O Document Rio Corporation A Quest O Do Trabalho Alienado

349 palavras 2 páginas
Umas das relações do texto com o documentário corporation é a questão do trabalho alienado,que segundo a autora, escraviza o trabalhador ,o alienando de tal forma, separando-o da realidade,que ele não percebe que está vendendo sua força de trabalho,que é dada como mercadoria,por um salário injusto e carregado de várias horas de trabalho.

Este acaba sendo dominado e iludido pelas grandes corporações,como é mostrado no documentário,que são capazes de explorar adultos e crianças,em um trabalho chamado de “livre”,pelo fato de ser assalariado,mas o que na verdade é,um tipo de escravização moderna,onde o proprietário paga um baixíssimo salário aos trabalhadores, e extraindo a mais valia , acumula capital em cima desta classe.
O modo de produção industrial acaba desumanizando o homem,que não precisa necessariamente muitas vezes saber o que está produzindo,e também não detém os meios de produção,o que ele precisa na verdade édesempenhar bem sua função.

Outra questão citada no texto,porém ainda mais mostrada no documentário,são os comerciais e propagandas que as corporações lançam nos meios de comunicação.
A forma alienadora e persuasiva em que os comerciais são planejados, programados para inserir na sociedade um enorme espírito de consumismo, escraviza as pessoas que não resistem a “tentação das propagandas”,e estas estão cada vez mais dispostas a trabalhar para consumir alguma coisa.

O trabalho está na base de toda sociedade, estabelecendo as formas de relação entre os indivíduos, entre as classes sociais, criando relações de poder e propriedade, determinando o ritmo do cotidiano. Neste livro esclarecedor, a professora Suzana Albornoz faz uma análise crítica dos diversos modos de conceber e organizar o trabalho ao longo da história, e discute a possibilidade de construir uma sociedade em que trabalhar rime com prazer e não com submissão.

Acredito que não há como haver uma realização pessoal no trabalho sem que varias coisas caminhem junto, porém nem tudo se é

Relacionados

  • GILROY Paul O Atl Ntico Negro
    131339 palavras | 526 páginas