"Uma vida não refletida, não vale a pena ser vivida" - Estudo filosófico da famosa frase de Sócrates com engajamento na atualidade
Sócrates disse, celebremente, que uma vida sem reflexão não merece ser vivida. Queria ele dizer que uma vida vivida sem avaliação nem princípio é tão vulnerável ao acaso (circunstancias) que pouco valor tem para a pessoa que a vive.
A vida requer uma avaliação continua nossa para o nosso auto aperfeiçoamento daí a razão de precisar se refletir. Não olhando pela parte biológica e sim pelo lado filosófico viver é mais do que simplesmente se alimentar, respirar, pensar, amar. Viver é aprender todos os dias, é atuar socialmente, é tentar crescer com nossos erros e acertar na maioria das vezes.
Mais o que é uma vida não refletida? É aquela que não se pensa antes de agir (age pela impulsividade), é aquela que é deixada ser influenciada por terceiros em que não á a crítica. Esse tipo de vida pode passar tão despercebida que pouco fez em relação a sociedade.
O fim ultimo da vida é adquiri conhecimentos e experiências e, quem não reflete sobre a vida, não tem a oportunidade de rever seus atos, ponderar sobre seus atos futuros, a fim de ser uma pessoa melhor. Estará sempre agindo por impulso e isso pode acarretar consequências não só para si mais também para os outros.
Trazendo essa frase a nossa atualidade, será que refletimos sobre a nossa vida? Eu como jovem paro alguma vez e penso nisso? Não somos aqueles prisioneiros do conto da caverna, presos em uma realidade aceitando tudo que vemos sem questiona? Estamos cercados pelas mídias avassaladoras, que nos induzem ao o que pensar e o que querer. Se não pararmos para refletir sobre a vida que levamos, seria verídico dizer que “Uma pessoa que não pense na vida, é como um forasteiro sem mapa em uma terra estrangeira. “
Porque nós devemos aprimorar constantemente como cidadãos (seres humanos)?
Porque todos enfrentamos dilemas, morais, conflitos, dificuldades etc.
Através da reflexão podemos nos tornar mais felizes?
A famosa frase de Sócrates “Conheça-te a ti mesmo” diz