Uma verdade inconveniente
1.O nome do principal narrador é Al Gore, e o cargo politico de maior relevância que desempenhou foi o de Vice-Presidente dos Estados Unidos.
2.O tema é o aquecimento global.
3. Se não forem tomadas as medidas adequadas irá acontecer uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, tornados, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos. Poderá ainda acontecer a morte de seres humanos, a perda de habitações, a alteração das estações do ano, a extinção de algumas espécies, o desenvolvimento de novas doenças.
4. O aumento consecutivo da temperatura à superfície da Terra, provocará uma alteração climática, o que leva a um aumento de ondas de calor, cheias e consequentemente do aumento do número de doenças infecciosas através da proliferação de pestes.
5. Algumas das causas responsáveis pelas alterações climáticas são os gases de estufa, a desflorestação, catástrofes naturais, entre outros.
6. Os principais gases de efeitos de estufa são o Nitrogênio e o Oxigênio que juntos compõem cerca de 99% da atmosfera, são substancias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, porém, dentro destes gases ainda se encontra mas em muito poucas quantidades o Dióxido de Carbono, Metano, Óxido Nitroso, Perfluorcarbonetos e vapor de água.
7. O efeito de estufa é um fenômeno natural que acontece desde da formação da Terra e é necessário para a manutenção da vida no planeta, pois sem ele a temperatura média da Terra seria mais baixa impossibilitando a vida no planeta.
8. A sua origem provém da natureza, da queima de gás, petróleo, etc.
9. O artigo 64 da Constituição da República Portuguesa: “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio, ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.” Isto quer dizer que todos temos o direito de viver num planeta limpo/saudável.
Temos o direito à vida, à liberdade e à nossa segurança. Estes direitos