Uma seqüência adequada de exercícios permite um efeito maior do que se fossem realizados separadamente
A adaptação de treino deve sempre ser colocada a cima dos objetivos. Sem adaptação, é impossível conseguir o objetivo, por essa razão a carga de treinamento iniciante deve ser o mínimo, porém suficiente para aprimorar o rendimento. Nisso podemos notar a diferença de treino de um iniciante, para um intermediário e um avançado, porque quanto maior for o nível de condicionamento físico, maior terá que ser sua amplitude de sua resposta adaptativa ao estímulo, e para se obter isso a sobrecarga progressiva é um dos fatores que faz com que o aluno tenha o desempenho desejado, mas sempre com acompanhamento de um profissional, para que não haja lesões.
Treino de iniciante: não temos a necessidade de mais de um exercício por grupo muscular.
Intermediários: podemos trabalhar com dois exercícios;
avançados, sugere-se realizar três exercícios para grandes grupos musculares e dois para pequenos ou quatro para grandes e três para pequenos, dependendo do intervalo entre os treinos para esse grupo muscular e da conseqüente intensidade de estímulo.
multiarticulares ocorre uma divisão do trabalho entre as articulações, o que promove uma tolerância a cargas mais elevadas e com uma intensidade de trabalho maior. Dessa forma, para treinar grandes grupos musculares em praticantes iniciantes, esta parece uma maneira interessante de escolher os exercícios, pois oferece menor risco de lesão e maior facilidade de