Uma juventude destruida pelo cigarro
Hoje em dia são cada vez mais frequente jovens fumantes não só na ilha de São Vicente, como também em todo o mundo sendo assim uma questão bastante polémica
Os jovens que fumam estão cada vez mais a invadir o nosso mundo, a acabar com as suas vidas e a tirar toda a aventura e o gosto de ser um jovem.
Adolescentes e jovens que vimos um dia a divertirem-se sem problemas, hoje vemos com um cigarro na mão ou completamente fora de si, a fazer disparates e a envergonhar os pais. Isso acontece por terem influência de colegas ou familiares que fumam e não tem noção do quanto isso faz mal a saúde pois podem trazer doenças tais como problemas pulmonares, câncer, problemas na respiração, tosse crónica e podem também ter uma diminuição precoce da função pulmonar.
Sou contra jovens fumantes pois eles estão a destruir o seu organismo pois por serem jovens, mais tarde irão ter inúmeros problemas de saúde que poderão pôr a sua vida em risco.
Numa escola em São Vicente foi feito um inquérito em que ficou comprovado que mais de 70% dos alunos fumam, o que é uma lástima.
Não entendo o que esses jovens querem fazer com as suas vidas, muitos dizem que querem mudar e parar de fumar mas nada fazem para isso. Mas como uma pessoa vai mudar com os braços cruzados sem fazer nada, simplesmente a espera que Deus resolva os seus problemas? Sou totalmente contra esse tipo de pessoa.
Devemos nos afastar do cigarro e de todas as outras drogas pois vai fazer mal não só a pessoa que fuma mas também vai acabar com os pulmões das pessoas que estão a respirar aquele fumo.
Fumar não é bonito, fumar não é saudável, fumar não faz a pessoa se tornar mais homem ou mulher, fumar só acaba com uma juventude tão bela que ainda tem muito para viver e aprender.