UMA INTERPRETAÇÃO DE ISAÍAS 65.17-25: “VEDE, EU CRIO NOVOS CÉUS E NOVA TERRA”

3222 palavras 13 páginas
UMA INTERPRETAÇÃO DE ISAÍAS 65.17-25: “VEDE, EU CRIO NOVOS CÉUS E NOVA TERRA”
Carlos Alberto Pereira, Gustavo Aparecido Duarte

1. UMA BREVE ANALISE DO CONTEXTO AMPLO POLITICO E RELIGIOSO DE ISAÍAS.
Para entendermos melhor o contexto amplo do capítulo 65 o primeiro passo é enquadrar a passagem dentro de um contexto de todo o livro, Osborne (2009, p.43) diz que “o primeiro estágio de um estudo sério da bíblia é olhar para o contexto mais amplo dentro do qual uma passagem se encontra”.
O livro de Isaías assim como outros livros bíblicos, tem sido objeto de muitas pesquisas e interpretações no decorrer do tempo; o profeta Isaías viveu uma vida em busca de anunciar que a salvação vem do Senhor e não de ídolos feito por mãos de homens pecadores ou alianças com nações estrangeiras como Israel fez muitas vezes em seu contexto de vida. Isaías profetizou por mais de sessenta anos, período este que compreende desde antes da morte do rei Uzias em 740 até depois da morte do rei Senaqueribe em 681. Segundo Ellisen (2007, p. 253), “Tudo indica que ele escreveu os capítulos (40-66) durante o tirânico reinado de Manassés, talvez entre 697 e 680”.
O cenário politico era a ascensão do poderio assírio, nação que veio ao comando de Tiglate-Pileser no ano de 745 para o início da conquista do Reino do Norte, conquista esta que se prolongou segundo Cazelles (1986, p. 175), até a conquista final no ano de 722 com a queda de Samaria, já agora ao comando de outro rei, Salmanaser V, que finalmente concluiu a invasão e tomada completa do Reino do Norte. Com esta importante conquista a Assíria agora estendeu seu império até as fronteiras do norte de Judá, que mais tarde, devido à recusa do rei Ezequias em continuar pagando tributos à Assíria, teria agora o início da invasão do Reino do Sul, e que teve o auge de sua invasão completa por Senaqueribe, no decorrer do reinado de Sargon. Segundo Ellisen, (2007, p. 254), Senaqueribe invadiu Judá e a parte ocidental da Palestina, em grande

Relacionados

  • Biblia Sagrada Almeida Atualizada
    788480 palavras | 3154 páginas
  • SERMÕES
    135481 palavras | 542 páginas