UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A TEORIA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
5694 palavras
23 páginas
UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A TEORIA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Mariane Cristina da Silva DOMINGUES1
RESUMO: A presente pesquisa trata busca primeiramente fazer uma análise do contexto histórico da educação brasileira, suas limitações e avanços. Faz-se uma abordagem de como a educação pode se tornar um instrumento de transformação ou alienação. Tendo como foco principal apresentar a contribuição da teoria do oprimido de Paulo Freire para o sistema educacional. A base teórica e metodológica foram os estudos do educador e filósofo Paulo Freire, com pesquisa de levantamento bibliográfico.
PALAVRAS-CHAVE: Educação no Brasil; Teoria do Oprimido; Paulo Freire.
1 Introdução
O interesse pelo assunto tratado decorreu de um processo de reflexão durante os ensinamentos da pós- graduação em Docência no Ensino Superior, no que diz respeito à forma como está sendo tratada a educação no Brasil. O gosto pelo estudo da realidade exposta foi parcialmente alimentado pelas leituras realizadas e devido à notória relevância da teoria de Freire2 para a educação brasileira.
Diante da temática, percebe-se o desafio posto, visto que apesar do Brasil ter evoluído nos debates acerca de novas possibilidades de mudanças societárias, ainda pesa em suas práticas uma educação conservadora e mecânica, seguindo o padrão dos moldes fabris. Este modelo é uma herança de um sistema industrial utilizado para ditar regras e normas aos trabalhadores das fábricas e indústrias, e assim poder ter o controle sobre os mesmos, através de rituais: filas indianas, campainhas que determinam horário de entrada / saída e para intervalos, carteiras alinhadas, castigo, recompensa, advertência, a relação de poder e obediência do professor e aluno; tais paradigmas institucionais são seguidos até hoje nas instituições de ensino do Brasil.
A discussão é extremamente necessária visto que há de se reconhecer a importância da teoria em questão para a educação