Uma aventura
Resumo do livro "Uma aventura nas férias grandes", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. É ilustrado por Arlindo Fagundes e editado pela "Caminho”.
Tudo começou quando, por engano, as gémeas entregaram a televisão avariada a ladrões, que fingiam ser mecânicos. O grupo tenteu investigar mas não encontrou nada.
Entretanto, Chico chega a casa com a notícia de que o seu primo Luís Miguel vinha passar uns dias na sua casa. No início, Chico encarou mal a situação, mas, quando o conheceu, simpatizou com ele. Depois de uma boa tarde na praia, os nossos amigos descobrem, através da televisão, que tinha havido vários assaltos a lojas de eletrodomésticos na zona de Lisboa.
Luís Miguel decifra o estratagema dos ladrões e o grupo, através de uma emboscada, tentou apanhar os assaltantes. Durante a vigilância noturna os bandidos descobrem-nos e eles tiveram de fugir a correr. Mais uma vez não correu bem o plano.
Os pais de Pedro necessitavam de uma televisão para ver o campeonato de ténis e alugaram-na na loja do Sr. Bernardo. Ao chegar a "casa", repararam que a televisão que alugaram, tinha sido aquela que as gémeas tinham entregado, por engano, aos ladrões. Foram investigar à loja do Sr. Bernardo, mas ele negou o roubo e afirmou que tinha sido uma pessoa que lhe vendeu a televisão. Despachando o grupo, ofereceu-lhes de maneira estranha a televisão. Teresa e Luísa suspeitaram.
Por essa altura, Pedro convidara Luís Miguel para dormir uma noite na sua casa alugada. Durante a noite, os nossos dois heróis veem, a partir da janela, uma quadrilha a assaltar a loja do Sr. Bernardo. Eles correm para avisar o Senhor, com grande surpresa, era o próprio a assaltar a loja. Bateram-lhes e meteram-nos, fechados, numa cave.
Já de madrugada, Pedro consegue mover o catavento que se encontrava por cima da loja e os amigos interpretam esse gesto como um sinal de socorro. Chico, Teresa e Luísa resgataram Pedro e Luís Miguel e denunciaram a situação à