Uma análise da família contemporânea
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................9
1-INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar os modelos das famílias em épocas diferentes, como exemplo: a família de antigamente, a normal, ou seja, aquela onde o homem era o provedor da casa e a mulher responsável pelos afazeres domésticos, na qual cuidavam do esposo, filhos, comida e roupa. E a família atual, a contemporânea, que em busca de direitos iguais, independência, a mulher se tornou também chefe de família e que não precisa necessariamente do homem, papel de pai e esposo para sobreviver e garantir o futuro dela e dos filhos.
2-desenvolvimento
Família é um conceito que emerge da relação social e, portanto, acompanha as transformações que ela sofre. A família é o primeiro órgão socializado do homem e antigamente era vinculada ao conceito de casamento. Com a posição da mulher na sociedade, adquirindo autonomia, as famílias também tomaram novas formas.
A socialização pode ser entendida como o processo de desenvolvimento de hábitos, de habilidades, de valores, que são internalizados e compartilhados pelos sujeitos.
Conforme Vantisman (1994), o surgimento da sociedade industrial moderna, seguido da urbanização e do desenvolvimento científico e tecnológico, contribuiu para uma redefinição das relações de classe, gênero e família.
Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar. O surgimento de novos arranjos familiares nos leva à conclusão de que o