Um triângulo não tão amoroso: a educação permendo a família e a escola
13130 palavras
53 páginas
FUNDAÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL SOUZA MARQUESFACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIA E LETRAS.
CURSO DE PEDAGOGIA
UM TRIÂNGULO NÃO TÃO AMOROSO:
A EDUCAÇÃO PERMEANDO A FAMÍLIA E A ESCOLA
ELAINE ESTEVES GOUVÊA MATOS
Rio de Janeiro
2011
Elaine Esteves Gouvêa Matos
UM TRIÂNGULO NÃO TÃO AMOROSO:
A EDUCAÇÃO PERMEANDO A FAMÍLIA E A ESCOLA
Monografia apresentada à Fundação técnico-Educacional Souza Marques como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel (Licenciatura) em Pedagogia.
Profª Orientadora: Marilma M. P. Daher
Rio de Janeiro
2011
Dedico este trabalho,
A Deus por me conceder até o presente momento, vida, saúde e sabedoria para continuar nesta caminhada. À minha mãe, marido e filho pelo amor e apoio.
“Nascemos fracos, precisamos de forças; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo o que não temos ao nascer, e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação.” (Jean-Jacques Rousseau)
AGRADECIMENTOS
Ao término deste estudo experimentei a grata sensação de crescimento interior e realização como docente, pesquisadora, consultora e principalmente como ser humano. Pude vivenciar o real significado da “construção social do conhecimento”, isso só foi possível por intermédio da dedicação de meus professores. Contei com o apoio, colaboração e dedicação da minha mãe Alda, meu marido Amilson e meu filho Helan e amigos, os quais foram essenciais nesse processo. Dessa forma expresso meus sinceros agradecimentos a todos eles, mesmo aqueles cujos nomes eu tenha