um sonho possivel
No gabinete temos uma quantidade enorme de parafusos com diferentes tipos, tamanhos e comprimentos, cada um com o seu devido lugar.
Mesmo usuários experientes encontram certas dificuldades ao colocar os parafusos de volta em seus devidos lugares.
ANTES DE COMEÇAR...
Para não gerar confusão na hora de separar os parafusos é preciso entender como os parafusos são analisados. É preciso diferenciar basicamente três coisas entre eles:
Comprimento
tipo de rosca
formato da cabeça.
Os dois primeiros critérios são os mais importantes, pois parafusos mais compridos, se utilizados no lugar errado podem causar danos no equipamento.
PARA O GABINETE
Esses parafusos são os mais conhecidos por nós. São eles os responsáveis por manter o gabinete montado junto com os rebites.
As roscas desse tipo de parafuso são grossas se comparadas às da maioria das peças que compõem um computador. Vale lembrar que o parafuso utilizado para a montagem pode mudar de um gabinete para o outro, embora não seja comum isso acontecer.
PLACA MÀE E COOLER
Os parafusos para prender a placa-mãe ao gabinete podem ser de dois tipos:
Rosca grossa e compridos
Rosca grossa e compridos:
Roscas mais finas e curtos:
Os parafusos geralmente veem acompanhado de arroelas vermelhas, responsáveis por isolar os furos não metalizados do componente.
Também podemos utilizar grampos com trava, para fixar melhor a placa-mãe ao gabinete.
Alguns coolers ainda utilizam parafusos para se fixarem à placa-mãe. Esses geralmente possuem cabeça achata e rosca grossa, são facilmente identificados em meio aos demais parafusos.
Disco rígido e drives de CD/DVD e Disquete
É necessário ter muito cuidado com os parafusos utilizados na fixação dos drives de CD/DVD e Disquete, mas a atenção deve ser redobrada ao prender o disco rígido. Isso porque os parafusos utilizados para esses componentes não podem ser muito compridos, uma vez que