Um resumo da vida do dr. almir gabriel
Filho de um imigrante libanês com uma professora primária, Almir Gabriel nasceu em Belém, a 18 de agosto de 1932, mas ainda criança transferiu-se para castanhal, cidade natal da família. No final dos anos 40 voltou à capital para cursar o primário, o ginásio e o científico, os correspondentes, à época, do que seriam hoje os ensinos fundamental e médio. Aos 17 anos, com a perda do pai, passou a dividir as horas de aula e os deveres de classe com o balcão da loja dele, em Castanhal. Àquela altura, já era um dedicado estudante de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde se formaria anos mais tarde. Tornou-se cirurgião dos mais respeitados e compromissado servidor público da saúde.
O legado deixado pelo ex-governador Almir Gabriel foi de fundamental importância para o desenvolvimento do estado. Projetos Tramoeste e Luz no Campo; novo aeroporto internacional de Belém; reformulação da orla do Maçarico (Salinópolis); reforma e construção de 900 escolas; conclusão do Hospital de Clínicas; interiorização da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) estão entre as obras realizadas durante seus dois governos.
Foi durante sua gestão também que foram abertos e asfaltados mais de quatro mil quilômetros de estradas troncais e 20 mil quilômetros de estradas vicinais; o projeto Feliz Lusitânia, que mudou a paisagem do centro histórico de Belém; a Macrodrenagem da Bacia do Una; recuperação do Forte do Presépio e da Santa Casa; construção da Estação das Docas, do Planetário do Pará, do Estádio Olímpico do Pará, do Parque da Residência e da Alça Viária.
Foi diretor do hospital Barros Barreto e também atuou na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde. Um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi secretário de Saúde no governo Alacid Nunes, deixando sempre um rastro de competência nas instituições em que serviu. Assim