Um inimigo do povo- Resumo
Peter: Prefeito
Sr. Catarina Stockmann: mulher de Thomas
DR. Thomas Stockmann: medico da estação balneária.
Petra: professora pública filha do Sr. e Sra Stockmann
Eilif e Morten: filhos do Sr. e Sra Stockmann
Morten Kill: dono de curtume, pai adotivo da Sra. stockmann
Hovstad: Editor do jornal Voz do Povo
Billing: Subeditor do jornal
Hoster: Comandante do navio
Aslaksen: Impressor do jornal
Cidadãos de todas as categorias, desde mulheres a colegiados.
1º ato:
Cenário: O ato acontece à noite na sala de estar da casa do Dr. Stockmann que tem uma mobília de bom gosto. Há duas portas, uma direciona para o vestíbulo e a outra para o escritório. A decoração do ambiente com uma mesa desarrumada entrega que houve um jantar entre conhecidos.
Resumo:Thomas está em um jantar na sua casa com amigos e familiares. Quando sua filha Petra chega e entrega uma carta para seu pai. A correspondência a qual o SR. Stockmann esperava ansiosamente é a confirmação da suspeita de poluição do balneário que causa danos aos banhistas, mas há também uma maneira de resolver esse problema. Com essa notícia, há uma grande comemoração que fecha o primeiro ato.
Observações: No ato, percebe-se, também, um pequeno atrito entre o prefeito com Sr. Stockmann e Hovstad do jornal voz do povo.
2º ato
Cenário: Mesmo cenário do ato anterior, porém, acontece ao amanhecer e a porta da sala de jantar está fechada.
Resumo: O ato começa quando a Sra. Stockmann entrega uma carta para seu marido sobre uma reunião solicitada pelo prefeito. Por conseguinte, Catarina e Thomas comentam sobre os ciúmes que Peter poderá ter em relação à notícia. Depois disso, o pai da Sra. Stockmann aparece e mostra-se descontente com a descoberta apresentada no primeiro ato e comenta sobre a não publicação desta. Logo em seguida, há um foco na conversa de Hovstad e Thomas, o diretor do jornal mostra o seu desprezo pelos políticos, pelos servidores públicos e pelas pessoas da elite e alega que a