um homem
FUNDAMENTOS DA REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA – 5N
NOMES: LUCAS KLAUCK
PROFESSORA: MAGDA LIMA DE MAGALHÃES
NOVO HAMBURGO, 27 DE SETEMBRO DE 2013.
PERGUNTAS
2) Leitura do texto: Democracia de iguais, mas diferentes de autoria de Maria Victoria Benevites ( localizado no arquivo DEMOCRACIA):
A) Retirar do texto de Benevites: ideias e argumentos que expliquem a frase apresentada pela autora: “A diferença pode ser enriquecedora, mas a desigualdade pode ser um crime”.
3 Leitura do texto: Construindo a participação política no Brasil (localizado no arquivo: Participação Política)
A) Quais são as dimensões da participação política apresentadas pelos autores? Comente cada dimensão.
RESPOSTAS
2A) A frase: “A diferença pode ser enriquecedora, mas a desigualdade pode ser um crime”, pode ser explicada através de diversos argumentos e várias ideias citadas pela autora no texto “Democracias iguais, mas diferentes”. Sendo assim, é possível observar que muitos dizem respeito aos direitos humanos e à questão da igualdade. Os direitos humanos representam os direitos comuns a todos os seres humanos, excluindo a importância da cor da pele, raça, etnia, nacionalidade, sexo, orientação sexual, religião, instrução, opinião política, julgamento moral, nível socioeconômico, etc. Ou seja, de forma resumida, os direitos humanos representam o direito à vida. Em relação à questão da igualdade, encontra-se, não somente a igualdade de direitos diante da lei, mas também em relação às necessidades básicas do ser humano, bem como a saúde, educação, habitação, trabalho e salário justo, seguridade e previdência.
No texto, portanto, um dos argumentos apresentados pela autora condiz com indispensável importância da coesão entre diferentes indivíduos e grupos para a manutenção do todo social, pois cada qual traz ao conjunto uma contribuição insubstituível. Diante disso, pode-se relacionar, de fato, o quão